Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal através da Autarquia de Águas de Sarandi realizou a entrega de um serviço muito importante para toda a população. A revitalização e ampliação da lagoa de tratamento da zona sul da cidade.
De acordo com o Coordenador de Resíduos Sólidos, Pedro Biriba, desde 1997, data de inauguração da lagoa não houve manutenção recorrente. “Quando assumimos essa área estava completamente abandonada, tudo entupido, então começamos o processo de dragagem para que pudéssemos recuperá-la”, salientou Biriba.
Além disso, a lagoa também foi ampliada preparando o município para os próximos anos, segundo o Superintendente Michel Caldato. “Agora a lagoa terá a capacidade de receber 50 litros por segundo”, esclareceu Caldato.
O tratamento dos efluentes gera mais saúde, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, a cada R$ 1 real investido em saneamento, R$ 9 deixam de ser gastos com doenças. E o mais importante, conseguímos preservar os recursos naturais. “Todos sabem que estamos trabalhando na ampliação da rede de esgoto do município, portanto precisamos ser responsáveis e fazer o tratamento correto dos dejetos, pensando no futuro das nossas crianças”, ressaltou o prefeito Walter Volpato.